top of page
WhatsApp Image 2024-09-26 at 12.00.21.jpeg






 

Captura de pantalla 2024-12-28 085755.png

ECOLOGIAS TRANSVERSAIS:  A ARTE CONTEMPORÂNEA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. 

Antonio Almeida Da Silva, Ester Català sendra

Taller

Entendemos que o diálogo entre a arte e a ciências é uma potente estratégia para pensar nas relações entre a mediação entre o ensinar e o aprender. A nossa proposta é atravessada por algumas questões:  como a arte contemporânea nos abre caminhos para imaginar outros modos de aprender? Como a arte nos ensina a criar conexões inesperadas com situações improváveis? Como experimentar novas práticas que inventam outras formas de ensinar através da arte? 

Em nossas práticas/pesquisas buscamos através da arte contemporânea dar outras visibilidades as práticas educativas dos professores através da transversalidade. Propomos apresentar algumas imagens, fruto dos nossos processos e práticas educativas, produzidas na formação de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/Bahia/Brasil). Experimentamos trazer práticas que vão além do discurso da ciência.
 
Apresentaremos aos participantes uma proposta de produção coletiva de experimentação de imagens, oficinas de produções e proposições sobre/com as imagens que possibilitarão experimentações coletivas estimuladas pelos artistas e pelos pesquisadores por meio de exposições de imagens de forma artesanal (colagens, montagem, escritas sobre imagens, recortes, bordados, etc). Criações que não clamem pelo desejo de verossimilhança, muito menos pela vontade de fixar uma voz verídica sobre a realidade, mas que pulse na multiplicidade de vozes e na abertura aos sentidos que não se deixam fixar. Nossas práticas formativas versam sobre outras relações estéticas, criativas e subversivas, experimentado, criando imagens inusitadas entre a materialidade da ciência e as imagens dos artistas contemporâneos. 

bottom of page